Informação para Clientes com Necessidades Específicas

Assumimos o compromisso de garantir ao CNE o acesso ao transporte ferroviário, nas estações e comboios que o permitam.

Consideram-se Clientes com Necessidades Específicas (CNE) todas as pessoas que, pretendendo utilizar os comboios da CP, tenham limitações que requeiram um apoio personalizado que garanta a igualdade de acesso.

Qualquer pessoa com limitações , permanentes ou temporárias, como, motoras, sensoriais ou intelectuais, ou também pessoas de idade avançada ou fisicamente condicionadas, que viajam com crianças de colo ou em carrinho de bebé, e pessoas grávidas.

O SIM é prestado em todos os comboios e em todas as estações a Clientes que não utilizem cadeira de rodas ou scooters de mobilidade e requer marcação prévia e obrigatória para todos os CNE  que utilizem cadeira de rodas ou scooters de mobilidade , condicionado às estações que constam na Lista de Estações com SIM para pessoas em Cadeiras de Rodas ou Scooters de Mobilidade.  

Os clientes SIM devem efetuar obrigatoriamente a requisição com um mínimo de 6 horas de antecedência. Cumulativamente, para comboios com hora de partida compreendidos entre as 22h00 e as 11h59 o pedido deve ser efetuado até às 20 horas da véspera.

Para comboios com reserva de lugar (Alfa Pendular e Intercidades) é obrigatória a aquisição antecipada de bilhete, por referência à marcação do serviço SIM. 

Pode requisitar o SIM através de: 

  1. Linha de Atendimento – (disponível 24 horas por dia, todos os dias do ano ) 808 100 746 ((preço de uma chamada local de acordo com o seu tarifário, com máximo de 0,07 € + IVA no primeiro minuto e 0,0277 € + IVA por cada minuto seguinte nos dias úteis das 9h às 21h ou 0,0084 € + IVA das 21h às 9h, fins de semana e feriados, conforme definido pela Anacom); 

  2. Gabinetes de Apoio ao Cliente - localização e horários em Contactos

  3. Formulário de Requisição SIM , disponível 24 horas por dia, todos os dias do ano. A requisição via formulário, será recebida e analisada pelos serviços da CP, que posteriormente entrarão em contacto com o Cliente informando a possibilidade ou não de prestar o SIM. Qualquer pedido carece sempre de análise e confirmação, sem a qual a CP não garante a prestação do Serviço.

Para mais informações consulte o Manual de Procedimentos SIM.

O que é?
Trata-se de um acordo celebrado entre a CP – Comboios de Portugal e o INR – Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. com o objetivo de minimizar as dificuldades de mobilidade dos Clientes com autonomia condicionada. Este acordo permite às pessoas com deficiência, com um grau igual ou superior a 80%, usufruir de um desconto de 75% sobre o valor da tarifa por inteiro, aquando da aquisição do título de transporte. Estes Clientes poderão ainda usufruir de um bilhete para acompanhante, emitido com um desconto de 25% sobre o valor da tarifa por inteiro, válido para o mesmo comboio, classe e percurso.
Permite ainda a aquisição de bilhetes com 20% de desconto, às  pessoas com deficiência igual ou superior a 60% e inferior a 80%, em viagens a efetuar em qualquer percurso.

Em que serviços é válido?
O acordo é válido, em qualquer percurso, em Turística/2ª classe para Alfa Pendular e Intercidades, Regional, InterRegional e comboios urbanos. 

Como posso beneficiar deste acordo?
A prova da titularidade do título de transporte e do direito ao desconto é feita mediante a apresentação de documento oficial de identificação e do "Atestado de Incapacidade Médico Multiusos" ou do "Cartão de Deficiente das Forças Armadas, ou do “Cartão de Deficiente da Polícia Judiciária”, emitidos pelas autoridades portuguesas competentes.

Para efeitos de aquisição de um bilhete com desconto de 25%, considera-se como acompanhante da pessoa com deficiência, qualquer cidadão que não possua qualquer tipo e grau de incapacidade limitativa da sua mobilidade.

Preços Alfa Pendular e Intercidades arredondados para os 50 cêntimos superiores.

Pontos de venda: Os bilhetes podem ser adquiridos através da Bilheteira Online, Linha de Atendimento ou Bilheteiras.

Observações:
Os benefícios deste acordo não abrangem a utilização gratuita de qualquer outro serviço.
Estes descontos não acumulam com qualquer outro desconto em vigor.

Criámos a figura do Conselheiro para o Cliente com Necessidades Específicas, com o objetivo de reforçar a confiança destes Clientes numa ótica de melhoria contínua dos serviços prestados pela empresa.

São funções prioritárias do Conselheiro para o Cliente com Necessidades Específicas, assessorar a empresa em práticas que defendam e promovam a acessibilidade aos serviços da CP por todos os cidadãos com necessidades especiais, contribuindo para a inventariação dos obstáculos de acesso e definindo prioridades na adoção de medidas que tornem a mobilidade um direito adquirido.

Conheça aqui o novo Conselheiro para o Cliente com Necessidades Específicas da CP, desde janeiro de 2024

Contacte-nos:

institucional@cp.pt

CP – Comboios de Portugal
Calçada do Duque, n.º 20
1249-109 Lisboa
Portugal