App
A CP tem um novo Conselheiro para o Cliente com Necessidades Específicas (CNE). Diogo Martins, de 34 anos, assinou, o contrato com o Presidente do Conselho de Administração, Pedro Moreira.
A figura de Conselheiro tem como objetivo assessorar em práticas que defendam e promovam a acessibilidade aos serviços da nossa Empresa por todos os cidadãos com necessidades específicas. Durante os últimos 19 anos, o cargo foi assumido pelo Tenente-Coronel António Neves, que em muito contribuiu para a inventariação dos obstáculos de acesso e ajudou a definir prioridades na adoção de medidas que tornem a mobilidade um direito adquirido.
Diogo Martins que, ao longo dos últimos anos, desde 2012, participou em vários testes de acessibilidade em material circulante da CP, tendo também integrado as reuniões do Conselho Consultivo Para Pessoas com Necessidades Específicas, é um apaixonado pela ferrovia e quer dar seguimento a este trabalho.
"Ser nomeado para Conselheiro para o Cliente com Necessidades Específicas é muito importante a nível pessoal, ao reconhecer uma vida de trabalho dedicada a melhorar a acessibilidade aos transportes públicos, mas também por esta ser a empresa na qual a minha paixão por comboios nasceu e cresceu. Não se trata meramente de gostar de comboios, trata-se de entender que o setor dos transportes públicos e, em especial, o ferroviário, será essencial para o futuro da humanidade", afirma Diogo Martins, que quer ajudar a tornar os serviços mais "acessíveis e inclusivos".
Ao assinar o contrato que oficializa o novo Conselheiro, Pedro Moreira, aproveitou para abordar algumas questões de acessibilidade aos comboios e fez questão de agradecer o contributo de Diogo Martins ao assumir estas funções, pela experiência que tem na área. "Queremos fazer reuniões de ponto de situação para perceber o que está menos bem e ainda perceber que outras ações podemos desencadear com o objetivo de conseguirmos uma melhoria continua dos serviços", afirmou o presidente da CP.
Diogo Martins é Embaixador para a #DiversityInTransport e atua como especialista em acessibilidade, nomeadamente aos comboios. Ao longo dos anos tem participado em vários projetos, incluindo europeus, com vista a melhorar os serviços e a acessibilidade aos serviços de transporte público e a promover a inclusão de pessoas com deficiência.