Necessidades Específicas
Viagens para Clientes com Necessidades Específicas.



Viagens de comboio para Clientes com Necessidades Específicas

Assumimos o compromisso de garantir aos CNE o acesso ao transporte ferroviário, nas estações e comboios que o permitam.

Consideram-se Clientes com Necessidades Específicas (CNE) todas as pessoas que, pretendendo utilizar os comboios da CP, tenham limitações que requeiram um apoio personalizado que garanta a igualdade de acesso. 

Qualquer pessoa com limitações, permanentes ou temporárias, como, motoras, sensoriais ou intelectuais, ou também pessoas de idade avançada ou fisicamente condicionadas, que viajam com crianças de colo ou em carrinho de bebé, e pessoas grávidas.

 

A submissão do seu pedido será confirmada por email.
Se não receber esse email no espaço de 5 minutos, solicitamos que contacte a Linha de Atendimento, através do número 808 100 746.
A operacionalização do seu Serviço SIM só estará garantida após novo contacto pela CP.

O SIM – Serviço Integrado de Mobilidade destina-se a Clientes com Necessidades Específicas de Mobilidade (CNE).

  • O serviço é prestado em todos os comboios e estações para Clientes que não utilizem cadeira de rodas ou scooters de mobilidade.

  • Para Clientes que utilizam cadeira de rodas ou scooters de mobilidade, o SIM está disponível apenas nas estações indicadas na Lista de Estações com SIM.

 

Regras de marcação

  • A requisição do SIM é obrigatória para todos os CNE que utilizem cadeira de rodas ou scooters de mobilidade.

  • O pedido deve ser feito com, pelo menos, 6 horas de antecedência.

  • Para comboios com partida entre as 22h00 e as 11h59, o pedido deve ser submetido até às 20h00 do dia anterior.

  • Nos comboios com reserva obrigatória de lugar (Alfa Pendular e Intercidades), é necessário adquirir primeiro o bilhete antes de formalizar o pedido de SIM.

  • Se por algum motivo não for possível prestar o serviço de embarque ou desembarque, a CP devolverá o valor dos bilhetes comprados. 

 

Como requisitar o SIM

Pode solicitar o serviço através de:

  • Linha de Atendimento – 808 100 746 (disponível 24h/dia, todos os dias).

    • Preço de chamada local, máx. 0,07 € + IVA no 1.º minuto e 0,0277 € + IVA por minuto seguinte (dias úteis, 9h-21h); ou 0,0084 € + IVA (restante horário, fins de semana e feriados).

  • Gabinetes de Apoio ao Cliente – consulte localização e horários em Contactos.

  • Formulário de Requisição SIM – disponível 24h/dia, todos os dias. O pedido será analisado e confirmado pelos serviços da CP, sendo o Cliente posteriormente contactado.

 

Para mais informações consulte o Manual de Procedimentos SIM

Consulte toda a informação sobre o Desconto para Clientes com Necessidades Específicas

Serviço Alfa Pendular

  • 2 lugares reservados por comboio para Clientes em cadeira de rodas.
  • Embarque e desembarque com elevador de acesso (peso máximo: 300 kg).
  • Disponibilidade de WC adaptado.

Serviço Intercidades

  • Transporte de cadeiras de rodas manuais, desde que sejam dobráveis.
  • Embarque/desembarque com elevadores portáteis das estações.
  • Por limitações de espaço, após o embarque é necessário transferir-se para a cadeira de rodas do comboio e depois para o lugar.
  • A cadeira do Cliente é guardada fechada durante a viagem.

 

Serviço Regional

  • Linhas:
    • Coimbra – Aveiro – Porto,
    • Entroncamento – Coimbra,
    • Lisboa – Covilhã – Guarda,
    • Lisboa – Tomar.
  • Embarque/desembarque com elevador próprio (até 350 kg).
  • Disponibilidade de WC adaptado.

Serviço Urbano Coimbra – Figueira da Foz

  • Permite viajar com cadeira de rodas.
  • Embarque/desembarque com elevador próprio (até 350 kg).
  • Disponibilidade de WC adaptado.

Serviço Urbanos de Lisboa e Porto

  • Permitem viajar com cadeira de rodas.
  • Embarque com rampa homologada (até 300 kg).

Nota importante:
Nem todas as estações dispõem de condições de acessibilidade.
Recomenda-se confirmar previamente através da Linha de Atendimento CP – 808 100 746 (disponível 24h/dia, todos os dias do ano; custo de chamada conforme tarifário Anacom).

  • Linha do Douro – À exceção do serviço urbano Porto – Marco de Canaveses, que é acessível a cadeiras de rodas; 

  • Linha do Algarve – À exceção do Alfa Pendular e do Intercidades (1)(troço Tunes – Faro) que é acessível a cadeiras de rodas; 

  • Linha do Alentejo / Linha de Évora -À exceção do Intercidades (1) Lisboa-Évora que é acessível a cadeiras de rodas; 

  • Linha do Leste: Regionais Entroncamento-Badajoz; 

  • Linha do Oeste: Regionais Lisboa – Caldas da Rainha – Coimbra; 

  • Linha do Vouga: Regionais Aveiro- Sernada do Vouga – Espinho; 

  • Linha do Alentejo: Regionais Casa Branca – Beja.  

(1) Serviço Intercidades - permite transportar Clientes em cadeira de rodas manual, desde que esta se possa fechar. Para o embarque e desembarque serão utilizados os elevadores portáteis das estações. 

Por questões de limitação de medidas de acesso aos lugares, será necessária, depois do embarque, a transferência para a cadeira de rodas do comboio e posteriormente para o lugar. 

A cadeira de rodas do Cliente ficará guardada fechada durante a viagem. 

Criámos a figura do Conselheiro para o Cliente com Necessidades Específicas, com o objetivo de reforçar a confiança destes Clientes, numa ótica de melhoria contínua dos serviços prestados pela empresa. 

São funções prioritárias do Conselheiro para o Cliente com Necessidades Específicas, assessorar a empresa em práticas que defendam e promovam a acessibilidade aos serviços da CP por todos os cidadãos com necessidades específicas, contribuindo para a inventariação dos obstáculos de acesso e definindo prioridades na adoção de medidas que tornem a mobilidade um direito adquirido. 

Contacte-nos.

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10/10/24

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