As automotoras da série CP 3400

Ao serviço da CP desde 2002

As automotoras elétricas da série 3400 entraram ao serviço da CP entre 2002 e 2004. A aquisição deste novo material circulante automotor fez parte da estratégia de modernização dos serviços suburbanos da área do Grande Porto e contribuiu para uniformizar a frota de comboios disponível para este serviço.

O contrato para o fornecimento do novo material circulante foi assinado em janeiro de 2000. Construídos nas instalações da antiga Sorefame na Amadora, através do consórcio Siemens/Bombardier, os 34 comboios elétricos que constituíram a nova série CP 3400, caracterizam-se pelo elevado nível operacional e de fiabilidade. Com uma velocidade máxima de 140 km/h e capacidade máxima para 615 lugares, dos quais 180 são sentados e 435 são em pé, as automotoras desta série podem circular em tripla, ou seja, formar um comboio composto por três unidades.

Cada uma das automotoras da série CP 3400 é formada por quatro caixas construídas em aço inoxidável ligadas permanentemente entre si. A ligação entre cada uma delas é feita através de foles formando um único salão articulado, característica que possibilita que o seu interior seja totalmente aberto e amplo permitindo ao passageiro visualizar o comboio de uma extremidade à outra. Estão equipadas com ar condicionado, sistema de videovigilância e são disponibilizados lugares para cadeiras de rodas e bicicletas.

Em julho de 2002 foi disponibilizada e enviada a primeira unidade para testes de linha na rede de suburbanos do Grande Porto. Foi igualmente verificada a altura do cais das diversas estações e apeadeiros, que iriam passar a ser servidos pelos novos comboios. À época, procedeu-se ao alteamento de plataformas de estações e apeadeiros de modo a facilitar a entrada e saída de passageiros nos novos comboios da série CP 3400.

A estreia no serviço comercial estava prevista para setembro de 2002, mas só a 17 de novembro desse ano é que os novos comboios começaram a circular no serviço comercial. As primeiras viagens aconteceram na Linha do Douro, entre Penafiel e o Porto. A frota de automotoras elétricas ficou disponível na totalidade em 2004, com a entrega das últimas unidades.

Atualmente todas as unidades da série CP 3400 mantêm-se em circulação e a assegurar os Comboios Urbanos do Porto servindo, com grande frequência, os quatros eixos suburbanos de Aveiro, Marco de Canaveses, Guimarães e Braga, num total de cerca de 211 km de rede ferroviária.