Social
Compromisso com as Pessoas e a Comunidade
Movimento "Vamos Ajudar"
A CP apoia causas solidárias que transformam vidas e fazem a diferença nas nossas comunidades.
Este ano, convidamo-lo a juntar-se a nós e a apoiar iniciativas e instituições, contribuindo para um 2025 cheio de esperança, solidariedade e felicidade.
Cada gesto conta, e o seu apoio pode trazer alegria e bem-estar a quem mais precisa.
Contamos consigo, ajude e faça o bem, a si e aos outros. Obrigado.
Junte-se a nós!
Queremos dar a conhecer os projetos causas e pessoas que apoiamos. Fale connosco 3RESSOCIAL@cp.pt
Conheça as iniciativas
As Casas Acreditar, acolhem por ano, mais de 200 famílias de crianças e jovens com cancro, que têm de sair das suas terras para realizarem o tratamento numa destas cidades: Porto, Coimbra ou Lisboa. Se estas casas não existissem, muitas famílias estariam sujeitas a frequentes e longas deslocações, a internamentos hospitalares desnecessários ou a ficarem alojadas em condições precárias.
Situadas junto aos hospitais, as Casas Acreditar oferecem estadia, oportunidade de reorganização familiar e normalização das vivências do dia-a-dia. Estão organizadas para que as famílias possam, face à nova realidade, estruturar a sua vida da forma mais harmoniosa possível.
A possibilidade de normalidade nas suas vidas é determinante para suportarem as longas ausências das suas casas e para promover o espírito de entreajuda e de apoio emocional entre as várias famílias acolhidas nas Casas.
Por isso, este ano o mote da campanha de Natal é “Ajude-nos a continuar a ser Casa”. Nesta quadra, o seu donativo é o melhor presente.
Saiba mais em https://acreditar.org.pt/
“A violência tem muitas formas. O silêncio não pode ser uma delas.”
Nem sempre a violência se vê - mas sente-se, no medo, no silêncio e no isolamento.
Esta campanha da SEIES, com o apoio da CP, lembra que a violência não está apenas nas marcas visíveis, mas também nos gestos, nas palavras e nos silêncios.
Há mais de 45 anos, a SEIES trabalha pela igualdade e contra todas as formas de violência.
A CP reforça que o espaço público deve ser um lugar de segurança, empatia e responsabilidade social.
Porque a violência não pode continuar a viajar connosco - nem nas casas, nem nas ruas, nem nos carris. E porque o silêncio nunca pode ser resposta.
Precisa de ajuda? Não está sozinha.
- 112 - Emergência
- 800 202 148 - Linha Nacional de Apoio a Vítimas de Violência (gratuita, 24h)
- SMS 3060 - Envie “PEDIR AJUDA”
No dia 25 de novembro - Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, viaje com a SEIES e com a CP neste movimento!
Apoie o trabalho da SEIES:
- Donativo por transferência bancária:
IBAN: PT50.0036.0185.991000041.07
BIC/SWIFT: MPIOPTPL
Donativo por MBWay
Telefone: 967089073
SEIES
www.cooperativaseies.org
https://www.instagram.com/cooperativa_seies/
O presente que pode salvar milhões de vidas no Chade.
1 presente, 2 milhões de futuros.
Este é o presente que multiplica presentes - que muda vidas, que dá mais futuro.
O Chade acolhe mais de 2 milhões de pessoas refugiadas e deslocadas - 1 em cada 3 habitantes no leste do país é refugiado.
Entre elas, estão milhares de mulheres e crianças.
Mas só 20% das crianças estão na escola.
- Uma família sobrevive com apenas 10 litros de água por dia.
- Há apenas 1 médico para cada 52.000 pessoas refugiadas.
- E só 30% das necessidades de 2025 estão financiadas.
Sem ajuda, milhares ficam sem acesso a abrigo, água, alimentação, saúde, educação e proteção.
A CP é parceira do SANGFER - Grupo Ferroviário de Dadores de Sangue, apoiando esta associação e divulgando as suas ações mensais de colheita de sangue alargadas à comunidade em geral.
Oportunamente divulgaremos a próxima data e local de recolha.
Dê sangue, uma gota de vida.
A CP associa-se à Campanha de Acolhimento Familiar, reforçando a sensibilização para a importância de proporcionar a crianças e jovens um ambiente familiar seguro. No âmbito da sua Responsabilidade Social, a CP divulga esta iniciativa através de vídeos a bordo do Alfa Pendular, cartazes nos comboios, site institucional e comunicação interna.
Esta iniciativa, promovida pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social em parceria com as três entidades gestoras do sistema de acolhimento familiar – o Instituto da Segurança Social, a Casa Pia de Lisboa e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, pretende sensibilizar e informar a sociedade, e captar potenciais candidatos a famílias de acolhimento, reforçando esta rede de apoio às crianças e jovens que precisam de um ambiente familiar seguro e estruturado.
O acolhimento familiar é uma medida de promoção e proteção decidida por uma Comissão de Proteção de Crianças e Jovens ou por um tribunal, em que as crianças e jovens em perigo são confiados temporariamente a uma família de acolhimento devidamente certificada, onde poderão integrar-se num ambiente familiar, essencial ao seu desenvolvimento e bem-estar.
O acolhimento familiar é mais do que uma resposta social, é um compromisso de amor e de solidariedade assumido pelas famílias de acolhimento, que se tornam num apoio essencial na promoção dos direitos e na proteção destas crianças e jovens em complementaridade com a intervenção do Estado.
A experiência internacional reforça a necessidade de campanhas contínuas que ampliem a consciência pública sobre o acolhimento familiar, garantindo a renovação e o alargamento das famílias disponíveis para acolher. A atual campanha nacional, surge, por isso, como uma ação concertada, envolvendo várias instituições para alcançar tanto o público em geral como públicos-alvo específicos, e visa promover uma rede de acolhimento mais abrangente e eficaz.
Mais informação disponível em Acolhimento Familiar de Crianças e Jovens
Portugal precisa de famílias de acolhimento.
Estas crianças precisam de si.
Seja família de acolhimento.
#todosjuntospeloacolhimentofamiliar
A CP apoia pessoas em situação de vulnerabilidade.
A CRESCER é uma IPSS fundada em 2001 por um conjunto de profissionais especializados na área da intervenção comunitária com grupos excluídos e vulneráveis.
Tem como Missão ir ao encontro do outro, promovendo a saúde, a redução de riscos e a inclusão da pessoa em situação de vulnerabilidade, através de projetos de intervenção na comunidade.
Prestam apoio principalmente a três público-alvo:
- Pessoas em situação de sem abrigo;
- Pessoas com consumos de substâncias psicoativa;
- Refugiados, requerentes de asilo e migrantes.
Através de 29 projetos de intervenção, e 9 negócios sociais, a CRESCER acompanha anualmente mais de 2 500 beneficiários na cidade de Lisboa.
Como ajudar:
Com o seu donativo estará a contribuir para poderem dar apoio às pessoas que mais precisam. Pode fazê-lo através dos seguintes canais:
- MBWAY 965 063 318;
- Transferência bancária PT50 0018 0003 48311690 0204 8;
- Ser solidário no Multibanco ou MBWAY.
Para saber mais: www.crescer.org.
A CP – Comboios de Portugal reafirma o seu compromisso com a Responsabilidade Social, apoiando ativamente a causa animal.
Convidamos todos a juntarem-se a esta campanha dos Animais de Rua.
A Animais de Rua é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2008, com o objetivo de melhorar as condições de vida dos animais que não têm lar através da sua esterilização, acompanhamento e tratamento médico, alimentação e promoção da adoção responsável de animais dóceis.
Com várias áreas de atuação no país - Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Maia, Gondomar, Esposende, Vila do Conde, Lisboa, Sintra, Cascais, Amadora, São Miguel (Açores), Vila Nova de Foz Côa, Alcácer do Sal, Benavente e Palmela - o trabalho desta associação foca-se na implementação e gestão de um programa de esterilização de animais errantes, em parceria com os municípios e cuidadores de colónias de gatos, com recurso ao método CED (Capturar-Esterilizar-Devolver).
Paralelamente, gerem um programa de adoção de animais dóceis que aguardam as suas famílias definitivas enquanto residem nas Famílias de Acolhimento Temporário; sensibilizam crianças e jovens através de um Programa Educativo; desenvolvem campanhas informativas, ações de sensibilização e dão formação na área do bem-estar animal.
Até à data, a Animais de Rua ajudou mais de 58.000 animais e conta com a sua ajuda para aumentar este número.
Como ajudar:
Com o seu contributo, está a apoiar a esterilização, tratamento médico e alimentação de um animal. Pode fazê-lo através dos seguintes canais:
- MBWay: 910 136 030;
- Ser Solidário: no Multibanco ou MBWay (procure por Animais de Rua);
- Transferência Bancária: PT50 0065 0921 0020 1240 0093 1.
Para emissão de recibo, envie o comprovativo do donativo para donativos@animaisderua.org, com indicação de nome e NIF.