Passes gratuitos para jovens

Os jovens dos 4 aos 23 anos, inclusive, podem carregar gratuitamente o passe para utilização na CP, para viajar nos comboios urbanos (Porto, Lisboa e Coimbra), Regionais e InterRegionais.

São, igualmente, abrangidos os estudantes até aos 24 anos, que frequentam cursos com ciclo de estudos integrado, designadamente Arquitetura e Urbanismo, Ciências Farmacêuticas, Medicina, Medicina Dentária e Medicina Veterinária.

Embora gratuito, o carregamento do passe para jovens é obrigatório.

 

Serviços CP: Comboios Urbanos de Lisboa | Comboios Urbanos do Porto | Comboios Urbanos de Coimbra | Regional e InterRegional

Beneficiários:

  • Jovens dos 4 aos 23 anos (até ao ultimo dia do mês em que completem os 24 anos).
  • Estudantes do ensino superior até aos 24 anos, inclusive, que frequentam cursos com ciclo de estudos integrado, designadamente Arquitetura e Urbanismo, Ciências Farmacêuticas, Medicina, Medicina Dentária e Medicina Veterinária.

Cada jovem só pode requisitar um passe gratuito, não podendo beneficiar da gratuitidade de mais do que um título em simultâneo e este pode ser concedido para:

  • uma Área Metropolitana;
  • uma Comunidade Intermunicipal;
  • uma Área Metropolitana contigua a uma Comunidade Intermunicipal ou duas Comunidades Intermunicipais contiguas, fazendo prova de que reside e estuda ou trabalha em regiões vizinhas.

No caso de pretender utilizar o comboio para deslocação entre uma Comunidade Intermunicipal (CIM) e a Área Metropolitana de Lisboa, terá de optar pela gratuitidade no título de Assinatura CP ou no título Passe Navegante, uma vez que cada jovem não pode beneficiar da gratuitidade em mais do que um título em simultâneo

Se pretender utilizar o comboio para deslocação entre a Área Metropolitana do Porto e uma Comunidade Intermunicipal (CIM) ou para deslocação entre duas CIM contiguas deve, obrigatoriamente, entregar:

  • Comprovativo de morada de residência habitual (pode ser retirado do portal da Autoridade Tributária),
  • Comprovativo de inscrição num estabelecimento de ensino nacional, válida para o corrente ano letivo ou de morada do local de trabalho.

Lista das CIM (Comunidade Intermunicipal) e AM (Área metropolitana)

Para novas adesões, consoante o serviço que pretende utilizar, pode solicitar a emissão do cartão, suportando o custo do mesmo:

  • Comboios Urbanos de Lisboa - Dirija-se a uma bilheteira CP para efetuar a requisição do Cartão NaveganteO cartão Navegante também pode ser adquirido na APP Navegante com entrega em casa.
  • Comboios Urbanos do Porto - Dirija-se a uma bilheteira CP para efetuar a requisição do Cartão Andante ou Cartão CP.
  • Comboios Urbanos de Coimbra, comboios Regionais e InterRegionais - Dirija-se a uma bilheteira CP para efetuar a requisição do Cartão CP.

Documentação específica:

  • Apresentação do Cartão de Cidadão como comprovativo da idade. 
  • Dos 4 aos 23 anos - Estão dispensados da apresentação da declaração de matrícula em estabelecimento escolar.
  • Estudantes entre os 23 e os 24 anos, que frequentem cursos com ciclo de estudos integrado - Devem entregar comprovativo de inscrição num estabelecimento de ensino nacional, válida para o corrente ano letivo. 

Os cidadãos estrangeiros que não disponham de NIF (número de identificação fiscal) português devem solicitá-lo à Autoridade Tributária. Sem este dado não é possível emitir o cartão.  

O cartão será válido por períodos máximos de 4 anos, até ao final do mês em que completar 24 anos ou 25 anos (no caso de estudantes do ensino superior que frequentem cursos com ciclo de estudos integrado, designadamente Arquitetura e Urbanismo, Ciências Farmacêuticas, Medicina, Medicina Dentária e Medicina Veterinária).

Para ter acesso ao passe mensal gratuito, o carregamento deverá ser efetuado numa bilheteira da CP, mediante apresentação obrigatória do correspondente cartão.

Cartão Navegante - Para viagens nos Comboios Urbanos de Lisboa

A App navegante® e as Novas Máquinas de Venda Automática também já permitem realizar o carregamento da gratuitidade Jovem permitindo evitar filas ou deslocações desnecessárias.