As carruagens Budd
Inauguradas em maio de 1940
As carruagens Budd representam um dos primeiros grandes passos da modernização do caminho de ferro em Portugal, em particular da Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses. A sua aquisição deu-se num contexto de renovação do parque de carruagens da CP dado que, à época, era reconhecido que a frota de carruagens era insuficiente e estava envelhecida.
No dia 6 de setembro de 1939, a CP assinou um contrato com o fabricante norte-americano Edward G. Budd Manufacturing Company para aquisição de 28 carruagens de diferentes tipologias: 11 mistas (1ª e 2ª classe), duas carruagens-restaurante de 2ª classe, nove de 3ª classe, quatro de 3ª classe com furgão grande e duas de 3ª classe com pequeno furgão.
As carruagens Budd simbolizavam, à época, o que de melhor se fazia na indústria ferroviária, uma vez que conjugava elevada tecnologia de ponta não só através da utilização de aço inoxidável de alta resistência, como também através de inovadoras técnicas de construção e soldadura. Este material circulante caracterizava-se pelos elevados padrões de conforto e segurança, bem como pelo bom isolamento térmico e pela sua reluzente cor prata.
A nova frota de carruagens chegou a Lisboa por via marítima. As primeiras seis unidades foram construídas nas instalações da Budd, em Philadelphia, e entregues à CP prontas e aptas a circular, enquanto as restantes carruagens chegaram a Portugal desmontadas. As oficinas do Barreiro foram responsáveis pelo processo de montagem, medida que representou uma mais-valia não só permitindo reduzir os custos finais, como também contribuindo para a modernização do complexo oficinal e aumento das competências dos trabalhadores tendo em vista a produção de material circulante similar.
As primeiras seis carruagens estrearam-se na Linha do Norte, em maio de 1940. Nesse ano, asseguraram também os comboios especiais da Exposição do Mundo Português que decorreu em Lisboa. Nesse ano, é oficialmente inaugurado o serviço rápido entre Lisboa e o Porto, popularmente conhecido por "Flecha de Prata". Deste comboio de prestígio da CP, faziam parte as recém-adquiridas carruagens Budd.
Entre 1940 e 1941, à medida que foram sendo disponibilizadas as restantes carruagens foram colocadas no serviço comercial. No entanto, e devido à II Guerra Mundial, a utilização da frota não se concretizou como previsto, uma vez que obrigou à poupança no consumo de carvão importado e à consequente redução do número de circulações.
Com a progressiva normalização do serviço ferroviário e após presença assídua na região Centro do país, as carruagens foram agrupadas na região Sul, onde asseguraram diversos comboios de passageiros. No decorrer das décadas de 80 e 90, foram alvo de um programa de modernização. No entanto, aquisição de material circulante para os serviços de passageiros contribuiu para a perda de protagonismo da frota e consequente retirada progressiva do serviço comercial.
Atualmente, a carruagem Budd 5194 2022 003-9 de 2ª classe, integra o espólio do Museu Nacional Ferroviário no Entroncamento.