As locomotivas diesel CP 1400

Construídas pela empresa English Electric

As locomotivas diesel-elétricas English Electric série 1401-1467 entraram ao serviço da Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses entre 1967 e 1969. A compra deste material circulante fez parte da estratégia de modernização da frota da Companhia, através da aquisição de novas locomotivas elétricas e a diesel para, progressivamente, ir terminando com a tração a vapor na rede ferroviária nacional e deste modo recorrer a formas de tração mais eficientes e económicas.

A intenção de aquisição estava incluída no plano de investimentos da empresa para o período 1965-67, que mais tarde viria a receber parecer positivo por parte do governo português. A compra das novas locomotivas era considerada indispensável e tendo em conta o volume do pedido, desde logo houve interesse internacional para fornecer o material circulante a Portugal.

Foi definido pela Companhia que seriam cinquenta o número de locomotivas diesel a adquirir, das quais quarenta seriam integralmente montadas em território português como forma de promover e consolidar a indústria ferroviária portuguesa, bem como capacitá-la com novos conhecimentos e valências. Foram nove as propostas apresentadas por diversos fabricantes e que foram devidamente analisadas pelo Conselho de Administração. A proposta escolhida foi a da empresa britânica English Electric por ter apresentado a melhor oferta. Os critérios que levaram a esta escolha tiveram também como base o prestígio da empresa, a sua capacidade produtiva e dimensão bem como a estreita e histórica relação entre Portugal e o Reino Unido.

A assinatura do contrato decorreu em Lisboa, no dia 10 de novembro de 1965, na sala de reuniões do Conselho de Administração da CP. No entanto, não seria este o acto definitivo dado estar em falta o acerto de alguns pormenores, entre eles a extensão do contrato para o fornecimento de material circulante adicional.

Deste modo oficializava-se a aquisição à English Electric de cinquenta locomotivasdiesel-elétricas, destinadas aos serviços de passageiros e mercadorias, num contrato avaliado em 257.547.000 escudos. O financiamento para esta aquisição foi assegurado pelo banco de investimento Lazard Brothers de Londres com a garantia bancária do Banco de Fomento Nacional. Para a montagem do material circulante em Portugal, a empresa britânica comprometeu-se a prestar o apoio técnico necessário à Sorefame. Para a English Electric, esta representava a primeira venda de locomotivas diesel de linha para um país europeu.

As primeiras dez locomotivas foram construídas nas instalações da English Electric conhecidas como Vulcan Works ou Vulcan Foundry, localizadas em Newton-le-Willows, Merseyside perto de Manchester. Foram transportadas por via marítima desde Liverpool até ao entreposto de Alcântara, em Lisboa. A primeira unidade foi entregue no início do mês de janeiro de 1967 e as restantes no decorrer desse ano.

A viagem de apresentação oficial à imprensa deu-se a 28 de abril de 1967 num comboio especial rebocado pelas locomotivas CP 1408 e 1410, entre a estação de Santa Apolónia em Lisboa e o Carregado. Pela primeira vez em Portugal assistiu-se à tração de duas locomotivas acopladas em regime de comando conjugado por sistema eletrónico e tripuladas apenas por um maquinista.  

Em 1968, a CP celebrou um novo contrato com a construtura britânica para a aquisição de mais locomotivas, porém de diferentes categorias e potências. Avaliado em 186.627.490 escudos, este novo contrato incluía, além de mais 17 locomotivas da mesma série, uma frota de 10 locomotivas com o dobro da potência das anteriores que viria a ser a futura série 1801-1810.  

As English Electric CP 1400 chegaram a Portugal com o esquema de pintura formado por azul-escuro e uma lista branca, ostentando o brasão CP nas duas extremidades. Na década de 70, o esquema de cores foi substituído pela pintura em tons de laranja com listas brancas, que uma parte da frota ainda ostenta.

As primeiras locomotivas começaram a fazer serviços nas linhas do Oeste, Beira Alta e Beira Baixa. Com uma velocidade máxima de 105 km/h e 1370 cv, circularam praticamente em toda a via larga da rede ferroviária nacional, efetuando todo o tipo de serviços, desde comboios Intercidades e Regionais, mercadorias e manobras, até turísticos ao tracionar o Comboio Histórico do Douro e o Comboio Presidencial. Em 2017 comemoraram o seu 50.º aniversário.

No âmbito do plano de recuperação de material circulante da CP, algumas das locomotivas desta série que estavam imobilizadas foram recuperadas para assegurar os serviços regionais da Linha do Douro.