20/10/2025

CP na iniciativa Accessibility Talks

Dia Nacional das Acessibilidades, 20 de outubro

Para assinalar o Dia Nacional das Acessibilidades, 20 de outubro, a CP – Comboios de Portugal irá participar na inciciativa Accessibility Talks, promovida pela Associação Salvador, que pretende sensibilizar para a importância da inclusão e da acessibilidade. 
Desde o ano 2000 que a Empresa tem desenvolvidos medidas no âmbito da mobilidade inclusiva, com respostas concretas (link para Clientes com Necessidades Específicas): 

  • Conselheiro para Clientes com Necessidades Específicas (Diogo Martins); 
  • Conselho Consultivo, que integra Associações representativas de pessoas com deficiência ACAPO, ADFA, APD, APS, CNOD, Fundação LIGA, o Instituto Nacional de Reabilitação, as Infraestruturas de Portugal (IP) e a Associação Nacional de Municípios Portugueses; 
  • Serviço Integrado de Mobilidade (SIM), que permite assistência gratuita a Pessoas de Mobilidade Reduzida em todas as estações do país, das quais 84% permitem embarque e desembarque de Clientes com cadeiras de rodas;
  • Tarifas reduzidas até 75% de desconto (e 25% acompanhante).
  • Também estão a ser implementadas algumas novidades no serviço ao Cliente:
  • Após a reabertura da Linha da Beira Alta o serviço Regional, entre Pampilhosa e Vilar Formoso, conta com comboios acessíveis a Clientes com cadeira de rodas, informação visual e sonora e WC adaptado. A conclusão da eletrificação da Linha do Algarve contribuirá para que o serviço Regional entre Vila Real de Santo António e Lagos possa vir a ser assegurado também pelo mesmo tipo de comboio.
  • Aquisição de 22 automotoras diesel-elétricas para o serviço Regional e de 117 novas automotoras elétricas suburbanas e regionais, todas em conformidade com as normas europeias de acessibilidade*.
    * Para além da minimização de obstáculos físicos, são consideradas questões como iluminação, contraste, ajudas à circulação no interior, informação ao Cliente, (sinalização, pictogramas de informação, ecrãs de informação aos passageiros).

Recentemente, foram também adicionadas melhorias no serviço prestado, com novas máquinas de venda de bilhetes automáticas devidamente adaptadas, plataforma de informação em tempo real e novo site e app CP (candidatos a Selo Prata de Acessibilidade).