- O transporte dos volumes e bagagens de mão é da responsabilidade do Cliente;
- O cliente é responsável pelos seus volumes e bagagens de mão, não se responsabilizando a CP por danos ou furtos;
- É também considerado volume portátil o transporte de bicicletas e trotinetas desmontadas e acondicionadas;
- O cliente responde pelos danos que os volumes e bagagem de mão possam causar nos outros passageiros e/ou no material e instalações afetas à CP.
É permitido o transporte gratuito de um volume de mão por Cliente, exceto matérias e objetos perigosos, desde que não causem incómodo ou dano, e que não excedam, nos porta volumes ou por baixo dos bancos, o espaço correspondente aos lugares a que tenham direito. Não se consideram, para o efeito, computadores portáteis, malas de mão e similares.
No caso dos comboios Alfa Pendular e Intercidades o transporte de mais volumes será considerado excesso de bagagem e sujeito à cobrança de uma taxa suplementar a bordo.
Cada Cliente poderá transportar gratuitamente, no máximo três volumes de mão, exceto matérias e objetos perigosos e desde que não causem incómodo ou dano. Os volumes terão de ser compatíveis com os espaços destinados às bagagens, não ultrapassando 85x55x35 cm (largura + altura + comprimento). Cada volume deverá ter uma etiqueta, clara e legível, com o nome e morada do cliente.