App
A Organização das Nações Unidas, através do Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas, apela ao investimento numa transição sustentável para reforçar o esforço de redução do aquecimento global para 1,5°C, e está claramente empenhada na solução ferroviária.
O Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas, que avalia as alterações climáticas, divulgou na sua última reunião o último relatório sobre os últimos cinco anos de aumento constante das emissões de gases com efeito de estufa. Esta última atualização coloca a tónica em métodos eficazes de redução das emissões e de combate às alterações climáticas e conclui que é necessário fazer mais do que o previsto até à data.
Para além dos progressos em matéria de eficiência energética e de redução das emissões, é necessária uma mudança modal para viagens com emissões nulas e transportes públicos com baixas emissões. Na próxima década, a quota de mercado destes modos de transporte deverá aumentar em mais de 40% e os fluxos logísticos de mercadorias deverão explorar o potencial do caminho de ferro. As estimativas baseadas no World Energy Outlook da Agência Internacional da Energia apontam para uma redução potencial das emissões de dióxido de carbono de 460 Mt até 2050.
Fonte texto e imagem: Via Libre