App
O Seminário “O Turismo na procura pela Sustentabilidade e Inovação em Espaços Rurais”, decorreu no passado dia 27 de setembro, no Museu do Douro, em Peso da Régua.
O evento visou comemorar o Dia Mundial do Turismo, teve caráter multidisciplinar e reuniu especialistas, académicos e profissionais do setor, com a meta de partilhar conhecimentos, experiências e ideias relacionadas com o turismo rural e como este pode ser promovido de forma sustentável e inovadora.
Foram abordados temas como o papel do transporte ferroviário na promoção do turismo sustentável, práticas inovadoras para impulsionar esta atividade nas comunidades rurais, sendo ainda explorada a valorização da cultura local como um componente-chave da sustentabilidade nos espaços rurais e discutido o futuro dos produtos turísticos sustentáveis nessas áreas.
Durante a sessão de encerramento, o Presidente da CP destacou que "o transporte ferroviário, com a sua eficiência energética e baixa pegada ecológica, representa uma das formas mais sustentáveis de viajar". "Promove o desenvolvimento sustentável, minimizando o impacto ambiental e contribuindo para a diminuição da poluição e das emissões de carbono", acrescentou Pedro Moreira, argumentando que o comboio desempenha um papel fulcral quando se fala de mobilidade verde. "Sabendo nós que cada automóvel transporta em média 1,5 passageiros, um único comboio Alfa Pendular tem a capacidade de retirar da autoestrada Porto-Lisboa cerca de 200 automóveis, são mais quatro mil automóveis ou 110 autocarros por dia. Utilizando como referência um comboio Urbano de Lisboa em hora de ponta, o impacto é ainda mais significativo. Um único comboio pode transportar quase 2000 passageiros o que retira da estrada cerca de 1300 automóveis ou 35 autocarros. Esta é uma transformação que não apenas alivia significativamente o congestionamento do tráfego, mas também resulta numa substancial redução das emissões de gases de efeito estufa", deu como exemplo, apontando ainda as vantagens de uma viagem segura, tranquila e confortável.
Ao concluir a sua intervenção, Pedro Moreira deixou a garantia de que "a CP está firmemente comprometida com a promoção do turismo sustentável e com a inovação constante dos seus produtos e serviços". "O turismo ferroviário é um veículo poderoso para a sustentabilidade, representando um equilíbrio delicado entre a preservação ambiental, a valorização cultural e o desenvolvimento económico", enfatizou.
Este Seminário foi organizado pela Universidade do Porto, Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território, pela ESCAD - Escola Superior de Ciências da Administração e pelo Município de Peso da Régua e contou com o apoio institucional do Museu do Douro, da Associação Vale D'Ouro e da Rural Move - Associação para a Promoção do Investimento nos Territórios de Baixa Densidade.