Movimento “Vamos ajudar”, junte-se a nós!

A CP tem desenvolvido várias iniciativas no âmbito da Responsabilidade Social que tendem a aproximar a Empresa das suas comunidades internas e externas, corporizando a sua Missão "Ligar pessoas e comunidades, de forma sustentada e alicerçada no modo ferroviário". Assumimos como compromissos para esta área,  a promoção dos Direitos Humanos e Inclusão Social, a integração e valorização da comunidade e o apoio a causas sociais.

Contamos também consigo, ajude e faça o bem, a si e aos outros. Obrigado.

Doe sangue, partilhe vida, faça a diferença!

A CP é parceira do SANGFER - Grupo Ferroviário de Dadores de Sangue, apoiando esta associação e divulgando as suas ações mensais de colheita de sangue alargadas à comunidade em geral.

Salvar vidas está nas suas mãos. Ao doar sangue, pode fazer a diferença para quem mais precisa.

Junte-se a nós, doe sangue e ajude a salvar vidas hoje!

Apelamos a todos a participação na recolha de Sangue, promovida pelo SANGFER - Grupo Ferroviário dos Dadores de Sangue, no próximo dia 26 de outubro na Granja do Ulmeiro das 9h00 às 13h00.

Dê sangue, uma gota de vida.

A CP, no âmbito da Responsabilidade Social, renova e seu apoio à ACREDITAR- Associação de pais de crianças e jovens que têm ou tiveram cancro, na divulgação de nova campanha.

Setembro é o Mês Internacional de Sensibilização para o Cancro Pediátrico, momento muito especial para as organizações que acompanham as crianças e jovens com cancro e as suas famílias. O laço dourado é símbolo da força, coragem e resiliência destas crianças e jovens.

São diagnosticados cerca de 400 casos a cada ano. No doente e nas suas famílias, o diagnóstico traz alterações profundas às suas vidas. Na sobrevivência, as sequelas decorrentes tanto da doença como dos tratamentos são responsáveis por menos qualidade de vida em dois terços dos sobreviventes.

Com o lema “Quando o cancro se mete no caminho, ninguém vai sozinho” , a Acreditar, no ano em que celebra o seu 30º aniversário, alerta para a importância da mobilização da comunidade na qualidade de vida em oncologia pediátrica.

Participe, divulgando a mensagem nas redes sociais, oferecendo pulseiras ou pins laço dourado, ou ainda organizando Momentos Dourados, com os amigos, família ou colegas.  Encontra toda a informação aqui.” 

 

"As desculpas para o que lhe fez são uma data delas. Todos os dias eram diferentes, mas nunca foram". É esse o mote da mais recente campanha nacional de prevenção e combate à violência doméstica, quer física quer psicológica, da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), com o apoio da Secretaria de Estado da Igualdade e Migrações.

A iniciativa foi apresentada no mesmo dia em que diversas entidades do país subscreveram, ou renovaram, o compromisso com o Pacto contra a Violência, um projeto que visa a criação e a formalização de uma rede de entidades parceiras (com o Gabinete da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações e com a CIG) na mobilização de respostas de urgência e apoio ao trabalho das estruturas da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica.

A grande meta é prevenir e combater a violência doméstica em Portugal, que é um problema grave. 

Em 2022, registaram-se 28 vítimas mortais em contexto de violência doméstica e o número de queixas foi o mais elevado dos últimos quatro anos, tendo sido contabilizados mais de 30 mil casos, segundo o Portal da Violência Doméstica.

Se precisa de ajuda ou quer denunciar algum caso ligue 112 ou 800 202 148. A violência doméstica é crime.

Saiba mais no Portal de Violência Doméstica.

 

Hoje é o de escolheres o destino de uma vida sem tabaco.

A CP, no âmbito da Responsabilidade Social, associou-se à campanha de prevenção tabágica promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, divulgando a mesma através dos seus canais de comunicação, nomeadamente cartazes a bordo dos seus comboios, com a mensagem: “Hoje é o dia de escolheres o destino de uma vida sem tabaco”. 

O tabaco é um dos agentes que mais contribui para a degradação e aceleração do envelhecimento do organismo. O fumo do cigarro conta mais de 4.000 constituintes tóxicos, dos quais cerca de 40 são potencialmente cancerígenos.

Embora ainda não se conheçam inteiramente os efeitos a longo-prazo dos restantes mecanismos, sabe-se que o tabaco é o único fator de risco comum a quatro das principais de doenças crónicas.

​É também um dos principais fatores de risco do Cancro do Pulmão – o tipo de cancro que mais mortes causa na Europa e cuja probabilidade de sobrevivência varia apenas entre 15% e 18% (5 anos após o diagnóstico).

Os benefícios de deixar de fumar

"Construir um futuro em que as pessoas vivam em harmonia com a natureza"

A missão da ANP|WWF é a conservação da biodiversidade nacional e ecossistemas florestais, a proteção da biodiversidade marinha e a promoção da sustentabilidade das pescas, a conservação dos ecossistemas de água doce e seus recursos hídricos. A ANP|WWF intervém ainda sobre o tema das alterações climáticas e na promoção do consumo sustentável.

Esta luta pela biodiversidade só é possível com o apoio de todos.

Para se manter independente e continuar o trabalho de conservação das espécies e da magnífica beleza da nossa região, a Associação Natureza Portugal precisa de donativos.

A melhor forma de fazer parte desta incrível comunidade de pessoas generosas, apaixonadas e determinadas.

Porque cada pessoa faz a diferença! 

Donativos:

Na página: https://apoia.natureza-portugal.org/donativos/donativos-anp-wwf 

Através de transferência bancária: IBAN: PT50 0035 0197 00055993830 87

Por MB WAY: 960 329 267

Para contactos por email: anp@natureza-portugal.org

O Banco do Bebé é uma associação humanista, que tem no centro da sua ação o valor da vida orientando a sua intervenção para o começo da vida, que se traduz no apoio a recém-nascidos e às suas famílias, enquanto núcleo natural e fundamental da nossa sociedade. O Banco do Bebé investe, por isso, na formação dos seus recursos humanos, mas também dos pais para que em conjunto possam contribuir para a qualidade de vida e bem-estar das famílias apoiadas.

Num esforço contínuo de encontrar novas e melhores formas de resposta às questões sociais surgiu o Projeto Apoio Domiciliário. Foram também preocupações de justiça social e de uma mais equitativa distribuição da riqueza que deram origem à constituição da Associação, valores estes que continuam a ser hoje os princípios orientadores do apoio que disponibilizam diariamente.

Com o vosso donativo, estão a apoiar famílias carenciadas nos cuidados dos seus bebés, para que estes tenham um início de vida digno. Faça aqui o seu donativo: 

  • MBWAY – 964 834 412
  • Transferência bancária – PT50 0033 0000 0015 6389 2210 5
  • “Ser Solidário” – no Multibanco ou por MBWAY

Para emissão de recibo,  envie o comprovativo do movimento para administrativo@bancodobebe.org com indicação de nome, NIF e email.

Saiba mais em bancodobebe.org

A CP, no âmbito da Responsabilidade Social, apoia a primeira Entidade do ano, através da divulgação da campanha de recolha de donativos, disponibilizando espaços a bordo dos comboios, dos vídeos emitidos no serviço Alfa Pendular e solicita também o apoio de todos os Colaboradores na recolha de fundos para a ACREDITAR, para que as crianças com cancro possam ter uma vida melhor.

Com o vosso donativo, estão a proporcionar bem-estar às famílias das crianças e jovens com cancro nas Casas Acreditar. Localizadas em Lisboa, Coimbra e no Porto, junto aos hospitais de referência em oncologia pediátrica, que acolhem gratuitamente as famílias vindas de longe. São cerca de 180 que, a cada ano, aqui encontram conforto, segurança e a oportunidade de partilha num momento especialmente exigente das suas vidas.

Faça aqui o seu donativo 

  • MBWAY – 916 897 230
  • Transferência bancária – PT50.0018.0355.0020.0013140.64
  • “Ser Solidário” – no Multibanco ou por MBWAY

 Para emissão de recibo, pedimos que envie o comprovativo do movimento para acreditar@acreditar.pt com indicação de nome, NIF e email.

Saiba mais em www.acreditar.org.pt

Veja aqui o vídeo da campanha.