App
A CP apoia causas solidárias que transformam vidas e fazem a diferença nas nossas comunidades. Este ano, convidamo-lo a juntar-se a nós e a apoiar estas iniciativas, contribuindo para um 2025 cheio de esperança, solidariedade e felicidade.
Cada gesto conta, e o seu apoio pode trazer alegria e bem-estar a quem mais precisa.
Contamos consigo, ajude e faça o bem, a si e aos outros. Obrigado.
Os telhados de várias boxes do abrigo da União Zóofila, onde cerca de 600 cães e gatos abandonados e vítimas de maus-tratos esperam famílias, foram arrancados pela força do vento ou danificados devido a queda de árvores.
Sim, alguns dos nossos amigos passaram a noite à chuva. Mas todos eles estão vivos. E sãos.
Desde que o dia amanheceu, funcionários e voluntários da União Zoófila estiveram no terreno a tentar acalmar os cães e os gatos e a mobilizar os que ficaram sem a única ‘casa’ amiga que conheceram.
Em situações de catástrofe, os amigos pedem ajuda aos amigos e é o que fazemos agora em nome dos animais que acolhemos – pedimos-vos ajuda para que a necessária limpeza e reconstrução seja o mais rápida possível.
Muito obrigada a todos, desde já.
Dar-vos-emos notícias sobre a reconstrução. Estamos lá, com os cães e os gatos que protegemos. E sabemos, que desse lado, estão vocês, por eles também.
Como ajudar:
A CRESCER é uma IPSS fundada em 2001 por um conjunto de profissionais especializados na área da intervenção comunitária com grupos excluídos e vulneráveis. Tem como Missão ir ao encontro do outro, promovendo a saúde, a redução de riscos e a inclusão da pessoa em situação de vulnerabilidade, através de projetos de intervenção na comunidade.
Prestam apoio principalmente a três público-alvo:
Através de 29 projetos de intervenção, e 9 negócios sociais, a CRESCER acompanha anualmente mais de 2 500 beneficiários na cidade de Lisboa.
Com o vosso donativo estará a contribuir para poderem dar apoio às pessoas que mais precisam.
Formas de doar:
Para saber mais: www.crescer.org
A CP é parceira do SANGFER - Grupo Ferroviário de Dadores de Sangue, apoiando esta associação e divulgando as suas ações mensais de colheita de sangue alargadas à comunidade em geral.
Oportunamente divulgaremos a próxima data e local de recolha.
Dê sangue, uma gota de vida.
Apoie também a Animais de Rua
A CP – Comboios de Portugal reafirma o seu compromisso com a Responsabilidade Social, apoiando ativamente a causa animal. Acreditamos que a proteção e o bem-estar dos animais são essenciais para uma sociedade mais justa e sustentável.
Neste sentido, a CP apoia iniciativas que promovem a adoção responsável, o combate ao abandono e a sensibilização para os direitos dos animais.
Convidamos todos a juntarem-se a esta campanha dos Animais de Rua.
A Animais de Rua é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2008, com o objetivo de melhorar as condições de vida dos animais que não têm lar através da sua esterilização, acompanhamento e tratamento médico, alimentação e promoção da adoção responsável de animais dóceis.
Com várias áreas de atuação no país - Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Maia, Gondomar, Esposende, Vila do Conde, Lisboa, Sintra, Cascais, Amadora, São Miguel (Açores), Vila Nova de Foz Côa, Alcácer do Sal, Benavente e Palmela - o trabalho desta associação foca-se na implementação e gestão de um programa de esterilização de animais errantes, em parceria com os municípios e cuidadores de colónias de gatos, com recurso ao método CED (Capturar-Esterilizar-Devolver).
Paralelamente, gerem um programa de adoção de animais dóceis que aguardam as suas famílias definitivas enquanto residem nas Famílias de Acolhimento Temporário; sensibilizam crianças e jovens através de um Programa Educativo; desenvolvem campanhas informativas, ações de sensibilização e dão formação na área do bem-estar animal.
Até à data, a Animais de Rua ajudou mais de 58.000 animais e conta com a sua ajuda para aumentar este número.
Com o seu contributo, está a apoiar a esterilização, tratamento médico e alimentação de um animal. Faça o seu donativo:
Para emissão de recibo, envie o comprovativo do donativo para donativos@animaisderua.org, com indicação de nome e NIF.
A CP, no âmbito da Responsabilidade Social, apoia a RD-Portugal (União das Associações das Doenças Raras de Portugal), numa campanha que visa assinalar mais um Dia Mundial das Doenças Raras, no dia 28 de fevereiro de 2025, solicitando a contribuição de todos e de todas, para participar nesta iniciativa.
A campanha estará exposta em canais de comunicação CP (site CP, Cartazes a bordo dos comboios e alinhamentos de vídeo do Alfa Pendular) e conta também com o apoio de todos os Colaboradores CP.
RD-Portugal (União das Associações das Doenças Raras de Portugal)
A RD-Portugal, parceiro oficial do Rare Disease Day, assinala o Dia Mundial das Doenças Raras com todas as iniciativas que já costuma levar a cabo e com uma novidade, a campanha Muito mais do que pode imaginar.
Qualquer pessoa pode …
… participar muito mais do que imagina.
… divulgar muito mais do que imagina
… ajudar muito mais do que imagina!
Durante o mês de fevereiro, envolva-se. Participe nos projetos da RD, partilhe os materiais da campanha, ilumine a sua casa ou escritório, promova a iluminação de edifícios e divulgação do vídeo da campanha, partilhe uma foto com o seu cubo antistress. Vamos fazer um mural com todas as fotos.
Para saber mais, clique aqui.
A RD-Portugal (União das Associações das Doenças Raras de Portugal) é uma organização sem fins lucrativos que se dedica à defesa e promoção dos direitos e interesses de indivíduos e suas famílias afetadas por doenças raras e/ou por deficiências resultantes dessas condições. Engloba presentemente 48 associações.
Tem como missão trazer as Doenças Raras para a ordem do dia, todos os dias do ano e não apenas no Dia Mundial das Doenças Raras.
Os projetos da RD-Portugal focam-se, neste momento, na educação (Informar sem dramatizar), nos cuidadores (CUIDARaro), na comunidade médica (Roadshow) e no Conselho Científico e está a desenvolver um projeto na Economia e Transição Digital com o Edifício Digital e os Serviços Partilhados para as associadas.
A RD-Portugal irá assinalar mais um Dia Mundial das Doenças Raras, no dia 28 de fevereiro de 2025. Contamos com o seu apoio na divulgação por meio de ações simbólicas e simples. Para mais informações sobre a campanha do Dia Mundial das Doenças Raras, visite o nosso site
Poderá também colaborar com um donativo da máxima importância para o desenvolvimento do nosso trabalho:
Não podemos mudar as condições meteorológicas, mas podemos mudar as condições de vida.
Milhares de pessoas forçadas a fugir enfrentarão este inverno longe de casa, em abrigos temporários, com poucos recursos ou meios para se manterem quentes
Junte-se à resposta humanitária de Portugal com ACNUR, o parceiro nacional da Agência da ONU para os Refugiados, e ajude a proteger estas famílias.
O ACNUR está a intensificar a sua resposta antes da chegada das temperaturas mais frias. No Afeganistão e em países vizinhos, como o Paquistão, as famílias enfrentam décadas de conflito, pobreza, fome e catástrofes naturais. Para protegê-las do inverno rigoroso, o ACNUR constrói abrigos, fornece aquecedores e apoia as famílias com ajuda monetária para alimentos, roupas e combustível.
Desde a invasão da Ucrânia, milhões fugiram das suas casas e enfrentam invernos em alojamentos temporários. Está a reparar edifícios destruídos, a distribuir kits de isolamento e a oferecer apoio monetário. Nos países vizinhos, como a Moldávia, ajuda na integração e no acesso a emprego.
No Médio Oriente, as famílias da Síria enfrentam mais um inverno longe de casa. Equipas do ACNUR estão na Síria, Jordânia e Líbano, fornecendo lâmpadas solares, aquecedores, reparando abrigos e prestando assistência monetária e de saúde.
Faça hoje um donativo para o apelo de inverno do ACNUR aqui
"As desculpas para o que lhe fez são uma data delas. Todos os dias eram diferentes, mas nunca foram". É esse o mote da mais recente campanha nacional de prevenção e combate à violência doméstica, quer física quer psicológica, da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), com o apoio da Secretaria de Estado da Igualdade e Migrações.
A iniciativa foi apresentada no mesmo dia em que diversas entidades do país subscreveram, ou renovaram, o compromisso com o Pacto contra a Violência, um projeto que visa a criação e a formalização de uma rede de entidades parceiras (com o Gabinete da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações e com a CIG) na mobilização de respostas de urgência e apoio ao trabalho das estruturas da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica.
A grande meta é prevenir e combater a violência doméstica em Portugal, que é um problema grave.
Em 2022, registaram-se 28 vítimas mortais em contexto de violência doméstica e o número de queixas foi o mais elevado dos últimos quatro anos, tendo sido contabilizados mais de 30 mil casos, segundo o Portal da Violência Doméstica.
Se precisa de ajuda ou quer denunciar algum caso ligue 112 ou 800 202 148. A violência doméstica é crime.
Saiba mais no Portal de Violência Doméstica.