Desde os anos 2000 que a CP tem vindo a investir na adaptação da sua frota e na melhoria dos serviços de assistência no embarque e desembarque de Clientes, criando complementarmente o Serviço Integrado de Mobilidade (SIM), o Conselheiro para os Clientes com Necessidades Específicas e o Conselho Consultivo dos Clientes com Necessidades Específicas.
Este trabalho de acompanhamento contempla ainda o contínuo domínio da legislação europeia e novas orientações ( como por ex. o futuro Cartão Europeu de Deficiência), bem como a legislação aplicável a qualquer material circulante novo ou intervencionado.
Em 2024, a CP Comboios de Portugal deu passos significativos no sentido de tornar os seus serviços ainda mais acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida, com um conjunto de iniciativas inovadoras e melhorias nos seus serviços e infraestruturas:
- Elevadores de Acesso nas Unidades Regionais Elétricas
A CP concluiu a instalação de elevadores de acesso a cadeiras de rodas em 55 unidades regionais elétricas, abrangendo as linhas do Minho, Norte, Beira Baixa, e, futuramente, Beira Alta, Ramal de Tomar, Alfarelos e Figueira da Foz, com planos de expansão para o Algarve. Estas unidades contam ainda com WC de acesso universal, espaços adequados para manobra de cadeiras de rodas e sistemas de informação visual e sonora aos passageiros.
- Acessibilidade nas Estações dos Comboios Urbanos do Porto
Para melhorar a acessibilidade, a CP adquiriu rampas para os comboios urbanoS do Porto, permitindo o embarque e desembarque de passageiros com cadeira de rodas em todas as estações desta rede.
- Acessibilidade na Linha de Cascais
A CP também adquiriu rampas portáteis para os comboios da Linha de Cascais, ampliando o número de estações com acessibilidade.
- Novos Projetos para o Serviço Intercidades
A CP iniciou o projeto de adaptação das carruagens bar do serviço Intercidades, com a instalação de WC universal, cafetaria adaptada, elevador de acesso ao comboio e sistemas de informação visual e sonora para uma experiência mais inclusiva e confortável.
- Aquisição de Novas Automotoras Elétricas
A CP está a adquirir 117 novas automotoras elétricas (62 para os serviços urbanos de Lisboa e Porto e 55 para o serviço regional), que cumprem todas as normas europeias de acessibilidade. Estas novas unidades permitirão que os passageiros com cadeiras de rodas embarquem autonomamente em todas as estações com plataformas a 760 mm, além de um sistema de embarque assistido em outras plataformas com diferentes alturas.
- Expansão da Acessibilidade nas Estações
Em 2024, o número de estações acessíveis aumentou de 139 para 216, graças às melhorias realizadas no material circulante e nas infraestruturas das estações.
- Informação em Tempo Real
A CP implementou o projeto de informação em tempo real, que não só melhora a gestão de viagens para os clientes.
- Máquinas de Venda Automática Adaptadas
A CP iniciou a instalação progressiva de novas Máquinas de Venda Automática (MVA) em várias estações, que respeitam as normas de acessibilidade, garantindo a inclusão de todos os passageiros na aquisição de bilhetes.
Para um futuro próximo, a CP pretende implementar uma série de outras medidas que visam tanto a modernização da frota de comboios, como a melhoria das infraestruturas e serviços associados, em estreita cooperação com as Infraestruturas de Portugal e restantes Operadores de transportes, promovendo a intermodalidade inclusiva.