Contribuimos para melhorar a qualidade de vida das comunidades.
ECOViagem CP
Impacto económico, energético e ambiental.
A CP desenvolveu o primeiro simulador ambiental do setor dos transportes em Portugal, o ECOviagem CP, dando a conhecer a eficiência energética das viagens de comboio e motivando comportamentos ecologicamente mais responsáveis por parte dos seus Clientes.
Como funciona o simulador?
Ao pesquisar a sua viagem em cp.pt, consulte as emissões e custo ambiental do seu percurso optando pelo comboio e pelo automóvel.
Em termos médios, um automóvel (se cumprir os limites de velocidade) emite 38,47 kg de dióxido de carbono por passageiro ao deslocar-se entre as estações de Lisboa Oriente e Porto Campanhã. O comboio Alfa Pendular da CP, que pode transportar 301 passageiros, emite 7,05 kg por passageiro. Esta diferença é ainda mais acentuada se compararmos as emissões dos comboios com as dos aviões. Um avião, para uma viagem Lisboa/Porto, emite uma quantidade de dióxido de carbono 4 vezes superior.
O Simulador de impacto ambiental, económico e energético – “ECOviagem-CP” foi concebido pela CP – Comboios de Portugal, E.P.E. em parceria com o IDMEC - Instituto de Engenharia Mecânica (pólo IST).
Os resultados apresentados no “ECOviagem-CP” são apurados segundo os seguintes pressupostos:
- O parque automóvel de ligeiros de passageiros nacional é constituído por 45% de veículos que consomem gasolina e 55% de veículos que consomem gasóleo (dados de 2016);
- A hora de ponta (períodos de maior tráfego automóvel e de procura dos serviços ferroviários) corresponde aos períodos entre as 7h30 – 9h30 e as 17h00 – 19h30;
- As distâncias de automóvel para os percursos não urbanos são 6% menores que as distâncias percorridas nos serviços ferroviários. Nos percursos urbanos, esta distância é 6% maior;
- Comboios considerados: Alfa Pendular, Intercidades, Regionais, InterRegionais, Urbanos de Lisboa, Porto e Coimbra;
- Cálculo de emissões:
- Automóvel: metodologia EMEP/EEA*; cálculo do ciclo de vida da produção dos combustíveis;
- Comboios de tração diesel: metodologia EMEP/EEA*; cálculo do ciclo de vida da produção dos combustíveis;
- Comboios de tração elétrica: Relatório de Sustentabilidade da CP.
- Consumos de eletricidade / combustível:
- Automóvel: metodologia EMEP/EEA*;
- Comboios: de acordo com o manual de especificações técnicas do material circulante.
- Custos:
- Automóvel: inclui gastos com combustível em viatura tipo do parque automóvel nacional e portagens nos percursos onde as mesmas existam; Exclui: gastos com a amortização do veículo, seguros, manutenção e estacionamento no caso dos percursos urbanos;
- Comboio: custo para a aquisição de título de transporte para o percurso selecionado.
* Air Pollutant Emission Inventory Guidebook 2019
Gases de efeito de estufa (GEE): são gases que pelas suas propriedades físico-químicas contribuem para o efeito de estufa. Os principais GEE são: o Dióxido de Carbono (CO2), o Metano – CH4 e o Óxido Nitroso – N2O), com impactos em termos de potencial de aquecimento global bastante distintos.
Dióxido de Carbono (CO2): gás que resulta da combustão de carbono. É o principal gás com efeito de estufa.
Hidrocarboneto: é um composto químico constituído essencialmente por átomos de hidrogénio e carbono. Os combustíveis mais frequentemente usados (gasolina, gasóleo, gás natural, GPL) são hidrocarbonetos de origem fóssil, pelo que são designados como combustíveis fósseis. A queima de um hidrocarboneto resulta essencialmente na produção de dióxido de carbono e vapor de água.
Poluentes atmosféricos: são compostos químicos que pelas suas propriedades causam dano ao meio ambiente. No contexto desta ferramenta, consideram-se os compostos que são gerados durante a combustão de combustíveis fósseis. Alguns dos poluentes mais importantes para a saúde pública, especialmente porque são tóxicos e nocivos para o meio ambiente mesmo em baixas concentrações, são o monóxido de carbono (CO) e as partículas.
Monóxido de carbono (CO): gás poluente cuja principal fonte em meios urbanos é a combustão incompleta de combustíveis fósseis. Nos transportes, a principal fonte advém dos motores a gasolina.
Partículas (PM): poluente atmosférico que, nos transportes resulta essencialmente da combustão incompleta do combustível em motores Diesel.
Emissões locais: emissão de poluentes libertados no local de operação. Neste contexto, dizem respeito aos poluentes que são produzidos pelos veículos com motor de combustão aquando da sua utilização.
Emissões globais: emissões que resultam não só da utilização final de um determinado combustível mas também dos processos associados à sua produção e distribuição. (Ver análise de ciclo de vida)
Análise de ciclo de vida: avaliação dos impactes resultantes da produção e distribuição de um bem. Neste contexto aplica-se à avaliação das emissões e consumo de energia associado à produção e distribuição de combustíveis e electricidade.